.Já em Agenda

*Chá com Reiki, dia 24 em Albufeira*-*Curso de Karuna nível 2, dia 27 em Albufeira*-*Curso de Reiki nível 3, dia 28 em Albufeira*
Domingo, 26 de Agosto de 2007

CHAKRA FRONTAL (cerebral, terceiro olho, lótus medular)

É denominado, em sânscrito Ajna, cujas raízes significam “saber” e “obedecer”. Ajna significa “comandar”. É, pois, como o nome indica, um “centro de comando”.


Localiza-se à altura da raiz do nariz, entre os dois olhos, no ponto onde os nádis Ida, Pingala e Sushumna se encontram para formar um único canal que segue em direção ao Sahasrara. Aos olhos do clarividente ele surge no meio da testa. É também a opinião de Aurobindo.


Está dividido em duas partes, cada uma das quais com 48 pétalas (num total de 96 pétalas), por isto as escrituras hindus só se referem a duas pétalas. Uma delas, segundo Leadbeater, é de cor rosada, com muito amarelo, enquanto na outra sobressai um azul-purpúreo (correspondente com a cor da vitalidade - prana - que o chakra recebe). Coquet e Powell indicam as mesmas cores. Satyananda indica o cinza (ele destaca que outros autores descrevem-no como transparente). É preciso não esquecer que Satyananda descreve sempre os centros astrais,
enquanto Leadbeater, os etéricos. Aurobindo indica a cor branca.

 

É representado como um lótus branco resplandescente com duas pétalas. No centro do pericárdico encontra-se um triângulo branco invertido contendo o Itara-Linga luminoso como um cristal e o bija-mantraOm”.


A força vital coletada através dos nádis é distribuída parte para o Sahasrara e parte para os corpos físico, astral e causal.


Satyananda ensina que este centro está conectado com a glândula pineal(epífise). Também Coquet adverte haver uma “interessante relação de forma entre os dois lobos da glândula pituitária, de função especialmente ligada ao mental e aos sistemas nervosos, e por natureza dupla, com os dois lados do centro frontal”.


Para Coquet, a sua principal função estaria em desenvolver, no homem, uma verdadeira personalidade, um “ser interior”, resultado das encarnações anteriores e de milhares de experiências. Seres que não possuem uma personalidade definida e própria são apenas estações repetidoras de pensamentos, idéias e aparências alheias, influenciados que são pela publicidade, cinema, leitura, multidão e, acrescentamos, televisão. As pessoas que procuram manter uma aparência (cultura, arte de falar, de vestir-se, etc.), agem ensaiando comportar-se como os que possuem verdadeira personalidade e assim surge o culto, a idolatria, ou simplesmente a procura de um mestre. Isto é efeito da falta de desenvolvimento do centro frontal.


Quando um homem, pelo contrário, observa Coquet, revela um caráter idêntico a si mesmo, calmo, flexível, sereno e simpático, cujo humor é sempre igual e a personalidade atraente, imponente e magnética, está, sem dúvida, agindo corretamente pelo centro frontal.


Para Aurobindo, este é o centro de comando da vontade, da visão e do pensamento dinâmico.


A concentração sobre o centro frontal é geralmente feita no ponto entre as sobrancelhas. Satyananda adverte que é necessário despertá-lo primeiro que qualquer outro centro. Para ele, este chakra tem o poder de dissolver o karma, auxiliando, com isto, a diminuir qualquer perigo que possa surgir com a ativação do karma de níveis mais baixos.


Segundo Satyananda, o despertar do centro frontal permite o contato com o “guru interior”, a fonte inata do conhecimento e sabedoria profundos que reside no centro frontal individual ou até com o “guru exterior”, o nosso anjo guardião (o guia espiritual). Além disto, ele possibilita também comunicações telepáticas e percepções clarividentes.


O centro cerebral”, ensina André Luiz, “se representa no córtex encefálico por vários núcleos de comando, controlando sensações e impressões do mundo sensório.” (Evolução em dois Mundos, FEB, p. 99; vide também p. 125).
Publicado por Viktor às 19:38
Link | Comentar | favorito
|
27 comentários:
De Jessica a 16 de Julho de 2009 às 16:51
Olá, gostei imenso do blog, tenho o segundo nível de reiki e o terceiro olho aberto ou desperto como vocês mencionam.
Fazem falta blogs destes, para despertarem a consciencia de quem os lê.

Nasmastê,
Jessica; 16 anos
De Viktor a 16 de Julho de 2009 às 17:03
Olá Jessica,
Obrigado pelo comentário ao blog.
Fico muito satisfeito por saber que tens 16 anos e já és Reikiana nível 2, e isso em tão tenra idade dá-me um enorme prazer e satisfação.
Estás no bom caminho e que os anjos e espíritos de luz te ajudem na tua caminhada de paz, luz, harmonia e amor incondicional.
Volta sempre que queiras e comenta também.
Saudações Reikianas
NAMASTÊ
De Sofia a 8 de Dezembro de 2009 às 01:00
Olá! Eu sou nova neste assunto e estou a tentar despertar a clarividencia. gostaria de saber qual a sensação de ter o terceiro olho aberto. e onde posso aprender reiki. obrigado pela atençao.
De Viktor a 8 de Dezembro de 2009 às 12:27
Olá Sofia,
Fico feliz por saber que estás a despertar para estas matérias.
Não sei onde podes aprender Reiki, pois também não sei de onde teclas e assim nada te posso dizer. Faço cursos no Algarve, LIsboa, Alentejo, Guarda e Funchal, mas não sei se resides numa destas zonas nem se te pretendes iniciar comigo.
É uma sensação agradável, mas pode-se manifestar de várias formas variando de pessoa para pessoa.
Obrigado por comentares.

Saudações Reikianas

NAMASTÊ
De Sofia a 8 de Dezembro de 2009 às 15:47
Olá de novo. pois eu sou do norte do país não fico perto de nenhuma dessas zonas..eu já li várias coisas de como despertar o terceiro olho mas não coincidem umas com as outras então eu não sei muito bem como fazer.. se me pudesse ajudar...obrigado
De Viktor a 8 de Dezembro de 2009 às 16:32
Olá Sofia,
antes de mais gostaria de te colocar algumas questões para te poder responder com mais precisão.
Há quanto tempo sentes curiosidade sobre estes temas?
Que conhecimento tens acerca da espiritualidade?
Agradecia que me enviásses a resposta para o meu mail (mestreviktor@gmail.com).

Saudações Reikianas

NAMASTÊ
De ricardo a 6 de Julho de 2010 às 11:44
Namaste,eu tenho o3 olho aberto á cerca de 2 anos,o processo começou com a meditação depois de algum tempo a meditar e me tornar budista,, eu percebi que estava-se a abrir uma nova forma de pensar e comunicar,e entrei em paz com o meu eu espiritual,em harmonia com o universo...percebi a minha missao no mundo e ja tive inumeras respostas sobre o assunto...consigo comunicar com algumas pessoas telepaticamente se estiverem activas,,,e sei quando pensam em mim,,,,descobri quem fui em vidas passadas,
se quiserem partilhar algo podem entrar em contacto comigo...ja despertei centenas de pessoas..

namaste
De Viktor a 6 de Julho de 2010 às 14:21
Boa tarde Ricardo,
Antes de mais obrigado pelo seu comentário.
Será um prazer manter contacto consigo e partilhar experiências.
Quando quizer e puder, envie-me um mail para mestreviktor@gmail.com .

Saudações Holísticas

NAMASTÊ
De carlos humberto a 22 de Fevereiro de 2011 às 14:08
sou guineense e resido em Bissau quero aprender consigo, é possivel? Se é possivel mesmo a distancia, então por favor diga-me como?
De Viktor a 6 de Setembro de 2012 às 12:57
Olá Carlos,
Há sempre oportunidade de ir aprendendo comigo através dos textos que publico.
Mas se pretender contactar directamente envie-me um mail para: mestreviktor@gmail.com .

Grato pelo interesse demonstrado.
Namastê
De michael a 7 de Julho de 2012 às 16:41
ola eu estou tentando despertar o terceiro olho! com meditação todo dia comecei faz uns 2 dias sinto meu corpo todo dormente na meditação, ainda não tenho muita clareza sobre o assunto, aguardo...
De Viktor a 6 de Setembro de 2012 às 12:59
Olá Michael,
Há certas coisas que devemos de ter um certo cuidado, pois uma vez feitas já não há volta atrás. Tem a certeza que pretende efectuar esse processo? É que não dá para experimentar e se não gostar voltar atrás.
Deve reflectir e informar-se bem antes de fazer algo.
Grato pelo comentário.
Namastê
De tania a 20 de Setembro de 2012 às 13:54
ola ricardo, como posso despertar o meu treceiro olho? guarde o meu email taniasoares707@hotmail.com
De carla a 26 de Fevereiro de 2013 às 01:25
Ola Ricardo, gostaria de uma ajuda para abrir o 3 olho, sei exatamente do que se trata, desde crianca que tenho curiosidades misticas , ja tentei meditar mas acho que nao estou a fazer correctamente. Preciso de ajuda . meu e mail é carlasznogueira@yahoo.com
De paula a 11 de Novembro de 2010 às 23:19
ola eu estou muito ligada ha espiritualidade gostaria de praticar reiki para abrir os meus canais mas nao bem onde
De Viktor a 12 de Novembro de 2010 às 01:34
Olá Paula,
Quando diz que queria praticar é porque já é iniciada ou queria iniciar-se?
Onde reside, em Portugal?
Tudo de bom

Saudações holísticas

Namastê
De Carlos Augusto Henriques da Silva a 7 de Dezembro de 2010 às 23:06
Olá não entendo nada do terceiro olho mas gostaria de saber como posso fazer para abrir o terceiro olho
De Viktor a 6 de Setembro de 2012 às 13:54
Olá Carlos,
A resposta para si é idêntica à que já dei a outras pessoas. Antes de partir para isso deve-se informar bem acerca do que é a abertura do terceiro olho, prós e contras, porque depois de aberto já não há volta atrás, e poderá não estar preparadopara tal, assim recomendo-lhe cautela.
Grato por comentar.
Namastê
De Jefter a 7 de Agosto de 2011 às 22:00
olá, há muito tempo me interesso sobre esse assunto e sempre quis saber como faço para ser iniciado?tenho q passar por algum tipo de operação espiritual?tenho q ter o intermédio de alguem mais experiente?alguem q realmente "abra" meu 3° olho?meu email é jefterpaggi@hotmail.com,por favor me respondam...abraços
De Ana a 30 de Agosto de 2011 às 14:57
Olá! :)
Sou reikiana nível 2 e fiz uma limpeza à vida há uns meses.
Depois de ter limpado alguns "cantinhos" à minha casa interior, voltei para o meu namorado, um homem maravilhoso, íntegro e também muito racional.
Desde que voltei, o meu terceiro olho tem estado a latejar muito e quando me aproximo do meu namorado sinto uma nuvem pesada à volta da cabeça dele e, consequentemente, da minha, que começa a doer.
Sabem o que poderá ser? Será só psicológico? Imaginam alguma solução?

Obrigada e muita luz :)))

Ana
De Viktor a 5 de Setembro de 2011 às 13:27
Olá Ana,
Esse tipo de situação revela uma incompatibilidade entre vocês.
Na realidade será que você o ama mesmo de coração ou é apenas mental?
As nuvens representam uma certa confusão mental, e necesita de ajuda para superar tal situação.
Faça uma introspecção pois acho que a Ana também tem dúvidas, pois quando há coisas passadas mal resolvidas torna-se difícil superar essas coisas, e como o Ser feminino guarda mais que o Masculino, o que exige da sua parte um enorme trabalho interior.
Desejo-lhe tudo de bom.
Saudações holísticas
NAMASTÊ
De jorge a 1 de Setembro de 2012 às 15:19
ola boa tarde! gostaria de relatar um movimento entre as sobracelhas bem no meio da minha testa tem algum relacionamento com terceiro olho o que eu poderia fazer pra ativar obrigado .
De Viktor a 6 de Setembro de 2012 às 14:02
Olá Jorge,
Isso significa que o seu 3º olho estava em movimento. Quando isso acontecer concentre-se, feche os olhos e verifique o que visualiza.
Quando fizer isto deve esvaziar a sua mente de pensamentos, apenas aguardando o que a sua intuição tem para lhe dizer ou mostrar.
Naturalmente ele irá desbloquear se você estiver no momento certo.
Grato pelo comentário.
NAMASTÊ
De jorge coelho ponce a 6 de Setembro de 2012 às 23:35
ola boa noite !

amigo muito obrigado vou fazer e ver o que acontece obrigado mas uma vez muita paz e luz pra vc abração
De aprendiz j.u a 10 de Novembro de 2012 às 13:28
Blog interessante,, tem uns 2 meses que pratico meditação no 3° Olho por 30 ou 15 minutos diários!
E agr to mais sensível , pq sinto meu chacra frontal e coroa, tipo pulsando sem botar atenção na 3 olho ou no coroa , sera que estou perto para abrir a clarividência! e o 3 olho// (Sem me concentrar no dois locais , sinto pulsação )
De Marcelo Rodrigues a 28 de Novembro de 2012 às 01:04
Oi amigos, comecei a meditar a pouco tento e quando medito sinto um formigamente no meio da minha testa, imagino que devam estar trabalhando na abertura do meu chakra frontal certo ??

Tambem sinto como se fosse um arrepio ou uma energização por todo corpo mas engraçado que sinto como se ela saisse de mim e não como se estivesse entrando ... o que seria isso ??

Desde já agradeço as respostas ... Abraços
De Leandro a 31 de Janeiro de 2013 às 19:30
Olá!Acabei de passar por aqui e achei muito interessante este post sobre o terceiro olho.É bem curioso,confeço!Você parece ser uma pessoa muito espiritual e espiritualizada e creio que vá entender o que eu disser.
Desde muito pequeno eu posso dizer com toda certeza que já vi anjos,demonios e espíritos que não consigo apontar nem como anjos,nem como demonios.Já tive e tenho as vezes uma sensação de me deslocar de mim mesmo.Por muitas e muitas noites isso aconteceu.Jás tive experiências interessantes.Já senti como se um vento muito forte e gelado passasse através de mim e várias e várias outras.E que parece que de certa forma eu já tenho uma abertura,mas não é total.
Eu queria saber como abrir por completo a visão e se é permanente ou se devemos usar sempre alguma técnica para manter aberta a visão.E também se orações e musicas ajudam.
Espero atento sua resposta.

Comentar post

::: GUESTBOOK :::

.Procurar no Blog

 

.Eu

.Local/Contacto:

«Albufeira, Lisboa, Loures, Porto, Odemira, Estremoz e Guarda». Cursos, Palestras, Partilhas & Workshop's. Tlm: 962856134 mail: mestreviktor@gmail.com Fundador do Projecto Social "REIsocialKI®" & Autor do Livro: Partilhas de um Ser - APR
CURRENT MOON
------------------------------- REIsocialKI: Projecto Social em Prol do Semelhante

Divulga também a tua página -------------------------------

.LINKs

.posts recentes

. Partilha, Cursos de Reiki...

. Queres ajuda… então Ajuda...

. A fonte de toda a Prosper...

. Curso de Iniciação ao Rei...

. M&A: Uma combinação explo...

. Reiki Nível II

. Cursos de Reiki

. O Karuna...

. Reiki e Karuna, Cursos no...

. Reflexão do dia…

. Cursos de Reiki

. Não sinto o Reiki

. Reflexão: Casamento, um d...

. Curso de Iniciação ao Rei...

. Auto-destruição Humana

. Cuidas de Ti?

. Reflexão: A Depressão...

. O Reiki na minha Vida

. Reiki em Poesia

. Cursos de Reiki & Karuna

. Reflexão: Ajuda espiritua...

. Felicidade, onde estás?

. No dia da Criança... Perd...

. Em Junho Reiki & Karuna

. Apresentação do Livro

. Karuna no Algarve, Curso ...

. Actividades em agenda [Re...

. Deixa-o em paz…

. Ter ou Ser?

. Reflexão: Pobreza...

.Arquivos

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.subscrever feeds

.tags

. todas as tags

.Setembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30