Reflexão...
Caros amigos e leitores,
Por vezes dedico um pouco de tempo a fazer pesquisas na internet. Podemos encontrar por lá informação mais e menos válida, com o devido respeito por quem as coloca nos mais variados locais.
Ao verificar que nalguns sites ou blogues, o Reiki e os seus praticantes serem vilipendiados através do uso da palavra Deus, tomei a liberdade de vir aqui explicar de que forma os Reikianos observam e usam a palavra Deus.
Deus é uma palavra com um grande simbolismo para todas as religiões, crenças e habitantes deste planeta, para os quais Ele é a entidade suprema, o criador todo poderoso. Quando um Reikiano fala de Deus, fá-lo sempre com o devido respeito, com gratidão (pelo facto de nos permitir canalizar a energia vital ou cósmica), com amor (tendo como máxima o amor incondicional) e como Ele, o trabalho que um Reikiano desenvolve é sempre, e em qualquer circunstância, em prol do bem-estar dos outros e do bem-estar Universal.
Para fundamentar o anteriormente dito, vamos recuar até ao século XIX. Foi no ano de 1922 que o Dr. Mikao Usui redescobriu o Reiki, após 21 dias de meditação no Monte Kurana, a norte de Quioto. Quando fez essa meditação, fez-se acompanhar por alguns sutras (livros de escrituras sagradas) que tinha adquirido no Tibete, uma garrafa de água e um pequeno saco com 21 pedras que lhe iam servir de calendário. No seu último dia de meditação, estando ele em elevado estado de meditação, conseguiu estabelecer uma comunicação com Deus, e Este deu-lhe a conhecer os símbolos, seus significados e aplicações. Após estes acontecimentos, ele resolveu levar a técnica ao mundo fazendo a sua divulgação aplicando e ensinando as pessoas, De seguida, Mikao Usui mudou-se para Tóquio, onde abriu uma clínica onde oferecia tratamentos de Reiki. Muitas vezes ele deslocava-se aos bairros dos arredores de Tóquio para assim, fazer aplicações de Reiki aos mendigos e pobres. A esses ensinava também os cinco princípios do Reiki, por forma a os remover das ruas, através dos quatro níveis de tratamento do Reiki (físico, emocional, mental e espiritual). Os cinco princípios do Reiki, bem como o amor incondicional, estão em sintonia com a lei da providência ou lei de Deus. Pelas razões anteriormente mencionadas, seguindo o legado de Mikao Usui, todos os Reikianos actuam sempre em prol do bem-estar do seu semelhante no sentido do bem supremo da humanidade. Podem também aplicar Reiki aos animais e ao mundo vegetal (plantas).
Esta é a missão dos Reikianos, que apesar de invocarem/solicitarem o auxílio de Deus nos seus tratamentos, são pessoas normais, que têm apenas ideais diferentes bem como a sua filosofia de vida.
Saudações Reikianas.
NAMASTÉ